domingo, 15 de agosto de 2010

QUÍMICA E SOCIEDADE

A palavra química muitas vezes é, de forma equivocada e amplamente divulgada pelos meios de comunicação em massa, associada a prejuízos aos seres vivos e à natureza. É comum ouvirmos frases como “ produtos naturais e sem química” ou “sem química, por isso não fazem a mal a saúde”. Será que essa visão da Química é correta e verdadeira? O que você acha?
A Química é a ciência que estuda as características das substâncias e dos elementos químicas que as constituem; a forma como os átomos se combinam para produzir estruturas mais complexas, como moléculas, sais iônicos, metais ; a maneira como as substâncias reagem entre si para formar novas substâncias.
É uma ciência fascinante, ligada por diversos pontos a outros campos do conhecimento como a Física, a Biologia, a Matemática, a Geologia, a História e a Geografia. Além disso, está presente praticamente em todas as atividades humanas, a começar pela própria vida!
Todos os seres vivos, assim como nós, vivem porque no organismo ocorrem numerosas e complexas transformações químicas que garantem a realização da respiração, da síntese de proteínas, da digestão, da excreção e de centenas de outros processos vitais. Quando ficamos enfermos, lá vem a Química de novo, contribuindo para a obtenção de medicamentos que vão desde os antigripais comuns até os quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer e para a realização de exames clínicos diagnósticos.
A química também está presente em nossa vida diária por meio de uma grande variedade de produtos como: os alimentos, as fibras naturais e sintéticas utilizadas no vestuário, os sabões e os detergentes, os combustíveis, os cristais líquidos dos mostradores dos relógios, os perfumes e todos os produtos cosméticos, as fotografias, além de muitos outros. Assim, a Química está intimamente relacionada com o desenvolvimento social e tecnológico da sociedade humana, principalmente nos últimos séculos.
Por outro lado, não deve ser esquecido o fato de muitas vezes o conhecimento ser utilizado de forma equivocada, para finalidades destrutivas como por exemplo, a confecção de artefatos de guerra e armas em geral ou ainda para a produção de substâncias tóxicas para fins militares. Esse mau uso é também um problema que deve ser enfrentado por cientistas, políticos e pela sociedade em geral, de tal modo que o conhecimento químico ( e das outras ciências) sempre vise a melhoria das condições da vida humana e a preservação ambiental.

25 comentários:

  1. Realmente, se pararmos para pensar vamos perceber que só existimos porque a química existe. Nosso corpo é a própria química. A vida é a química. É mesmo fascinante.

    ResponderExcluir
  2. A química tem papel muito inportante em nossas vidas e nos trás muitos beneficios , esses produtos fazem bem a humanidade.
    A química está presente em quase tudo no nosso dia-a-dia. Com isso nos podemos ver que a química está presente em tudo que nós usamos desde as coisa mais naturais ate as mais industrializadas.
    Com isso nós concluimos que a química trouxe muitos beneficios para o nosso dia-a-dia , mas também trouxe coisas ruins como a poluiçao , o excesso de fertilizantes em produtos "naturais" , etc.

    participantes do grupo:
    nomes:
    Gabriel Lopes
    Leticia Ceolin
    Aline Becker
    Thais Aparecida
    Eduardo Maia
    Jonathan willian
    comentario postado por: Gabriel Lopes

    ResponderExcluir
  3. No decorrer dos anos a quimica vem nos trazendo varios beneficios; como por exemplo os cósmeticos que melhoram a aparência das pessoas.Também, os genéricos que fazem nos sentir melhor fisicamente.Os produtos relatados (esmaltes,combustiveis,frutas) tem os elementos da tabela periodica.os produtos extraidos da terra,podem ter cálcio, ferro e outros elementos quimicos que fazem bem para nossa saúde.Uma informação interessante é que a quimica está em todos os lugares, até mesmo as frutas tem quimicas, mas as pessoas não percebem.

    participantes do grupo:
    Thainá Rita
    Karina
    Gabriela
    comentario postado por:Thainá Rita

    ResponderExcluir
  4. Grupo: Fagner, Alexari, Gleisy, Renata e Erick

    Podemos observar que a química evoluiu juntamente com a tecnologia, e que uma ajuda a outra. Hoje em dia ela esta em todo lugar e não conseguimos imaginar uma vida sem os produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, agrotóxicos, fertilizantes, e etc. que contribuem nas plantações, e principalmente a variedade de medicamentos, que estão tão evoluídos para o tratamento de doenças graves como um câncer ou para prevenir um simples resfriado.

    Produtos obtidos de transformações de recursos naturais não renováveis: combustíveis (petróleo, etc.), tecidos, ouro...

    ResponderExcluir
  5. Tiramos de conclusão que esses produtos nos trouxeram benefícios,mas que ao longo do tempo esses produtos também nos trazem preocupações de ter e usar essas coisas com o devido cuidado.
    Esses produtos trouxeram durabilidade dos alimentos,mobilidade com carros e motos melhora com os remédios e beleza com os cosméticos.
    A maioria desses agem com a ação da química,mas
    esses produtos químico podem prejudicar a saúde por isso tem que muita precaução com esses produtos.

    ADELSON
    GILLIARD
    LUIZ HENRIQUE

    ResponderExcluir
  6. Remédios, cosméticos e produtos de limpeza, por exemplo, são produtos que sem a química não iriam poder ajudar nossas vidas. Fios de lã e de seda para composição de roupas e o biodiesel são algumas das muitas combinações químicas retiradas da natureza. Já falando de natureza e processos químicos o revestimento de carros é um derivado de derretimento de garrafas Pet que ao invés de serem jogadas na natureza são utilizadas como matéria prima para o mesmo.

    Evelyn, Carolina, Isabelle Carolina,Isabelle, Daiane, Bianca.

    ResponderExcluir
  7. a QUIMICA é muito interessante.
    ela esta presente em quase tudo q existe na terra
    mais eu ainda ñ consegui intender ela hsauhsa*-*

    ResponderExcluir
  8. Muito bem 1C, perceberam o quanto a química é importante nas nossas vidas. Comentaram desde o âmbito agrícola, tecnólogico, tratamentos e curas de enfermidades,até fabricação de novos produtos e melhorias no transporte. Estão de Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Os avanço da química trouxeram benefícios a nossa sociedade, desde a criação de novos medicamentos na linha higiênica/perfumaria/cosméticos, automobilísticos e até na alimentação.
    Tudo isso é importante para o desenvolvimento humano, como na cura de doenças graves pelos medicamentos, na maior produção de alimentos por causa da melhor conservação alimentícia


    Grupo : Jéssica , Caroline , Anderson ,Vanessa , Maria Jordana

    ResponderExcluir
  10. Compreendemos que a quimica é muito importante para tudo em nossa vida. Graças a ela que temos remedios,perfumes,cosmeticos,alimentos,produtos de higiene,de limpeza domestica e ETC.concluimos que precizamos da quimica para tudoooo
    1°D
    grupo:
    Alef
    Viviane.A
    Allisson.L
    Vinicius
    wellington

    ResponderExcluir
  11. Chegamos á conclusão que a química está presente sim em praticamente todos os produtos que usamos e consumimos, até mesmo no nosso organismo, pois nele acontecem muitas transformações químicas.
    Além disso, a química é uma ciência que está cada vez mais impressionante, com mais descobertas em vários setores, afinal, ela está evoluindo conforme o avanço da tecnologia que está a cada dia mais avançada, o que ocasionou um maior desenvolvimento tecnológico e social nos últimos anos.
    1°D - Grupo : Alan, Bruno, Bruna, João Victor, Lidiane, Mário .

    ResponderExcluir
  12. MUito bem 1D, também perceberam a importância da química em nossas vidas. Está presente em nossa respiração, alimentaçõa, transportes, enfim tudo o que nos rodeia. Vamos ent]ao, aguardar os próximos comentários de seus colegas.

    ResponderExcluir
  13. A química está muito envolvida na fabricação de pilhas e baterias, nos combustíveis para veículos, nas tintas, nos plásticos, nas fibras sintéticas, nas borrachas, na conservação, coloração e aromatização dos alimentos, nos remédios, na fabricação de novos materiais, no tratamento de águas e combate à poluição. Isso tudo sem falar no aspecto da química relacionada aos seres vivos e seu funcionamento, como proteínas, lipídios, aminoácidos, sais minerais, vitaminas etc. Com química é possivel entender todos esses processos, por isso é uma área tão fascinante.

    1ºD-Grupo: Barbara , Tatiane eGeovana

    ResponderExcluir
  14. A química tem um papel muito importante na sociedade, embora muitos ignorem isso. Graças à química você tem seu sabão em pó para lavar as roupas, o shampoo pra limpar seu cabelo, os temperos em cubos pra facilitar sua vida na hora de cozinhar, a água limpa pra você beber, o refrigerante, o suco em pó, o vinho, a cerveja, os salgadinhos, os biscoitos, os pigmentos, os tecidos sintéticos... Isso sem contar os carros, os caminhões e os demais veículos automotivos. Enfim; sem os avanços da química ainda estariamos vivendo nas cavernas; comendo comida crua... isso se ainda existisse humanidade.
    1°D
    nomes:Pamela Piva, Pamela pronhow

    prof eu só fiz um favorzinho pra elas, pq elas ñ conseguiram postar o comentario ok por:Alef

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A Química é uma ciência experimental, cujos reflexos se percebem, através de distintas maneiras em nossa vida cotidiana. Essa grande ciência está presente ativamente em vários setores de nossa modernidade. São eles: combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, etc
    No supermercado, a maioria dos produtos provém de de indústrias químicas, sem estas provavelmente só venderiam produtos adquiridos diretamente da natureza. Em nossas casas existem também muitos materiais químicos, principalmente no tijolo, na areia, no cimento, na madeira, no vidro, etc.

    NOMES: Alyson Bohn
    João Adriel
    José Lucas
    Fernando
    Erick
    Rodrigo

    TURMA : 1°D

    ResponderExcluir
  17. A QUIMICA NA FARMÁCIA ...

    Atualmente encontramos nas farmácias remédios produzidos com a mais avançada tecnologia, parte dos remédios vencidos nas farmácias tem moléculas quirias , fundamentais para definir o efeito biológico deste remédio no nosso corpo.Se ocorrer uma pequena modificação na fabricação,o remédio pode perder seu efeito biológico,ou ainda ,produzir um efeito adverso,ministrando sem controle,esses medicamentos podem curar doenças e ao mesmo tempo provocar terriveis danos,podendo levar até a morte .


    Gabriele n° 22
    Taynara n° 43
    Amanda n° 08
    Angela n° 10
    Mayara n° 33
    Alexandra n° 04

    TURMA 1° D

    ResponderExcluir
  18. todos os produtos tem de alguma forma relaçao como a quimica na farmacia exemplo na maioria dos remedios ha influencia de plantas em sua manipulaçao na industria e usadoo algodao os combustiveis que vem do petrolio nos produtos de limpeza para limpar a casa,e a higiene pessoal o nosso creme dental vai fluor para manter nossa boca limpa tem produtos quimicos para baixar o volumedo nosso cabelo,nos agrotoxicospara para as pragas, nos nosso alimentos etc
    enfim a quimica esta no nosso dia a dia ate na formula da agua isso tudo trasforma na quimica.

    1:d crislaine,brenda,elenn,andrieli,antonio,daiane

    ResponderExcluir
  19. Ok. Vocês estão de parabéns! Participaram e intragiram com a proposta. Encerramos então os comentários em relaçao à química e sociedade.Teremos logo novo encontro on-line.

    ResponderExcluir
  20. Hj em dia a Quimica é uma das coisas para a raça Humana !! Se ficamos doentes, a Quimica edtá 100% envolvida, fazendo remédios e etc., para nos curar! Sem a quimica não poderiamos viver !!

    Grupo:
    Michel
    André
    Alexandra
    1º C

    ResponderExcluir
  21. Esses materiais são usados,principalmente para o uso doméstico e para uso de até algumas empresas.A sua principal finalidade é facilitar a vida de algumas pessoas,até fazer o uso certo de alguns produtos.
    Os materiais citados, se não bem utilizados podem trazer benefícios.
    Devem ser bem utilizados,com devida indicação e de acordo com os seus principais componentes.

    GRUPOOO:

    ADELSON,O1
    GILLIARD,22
    LUIZ HENRIQUE,38

    ResponderExcluir
  22. a quimica e importante para gente pois nos dependemos dela ela esta num shampoo, combustivel transporte, roupa em tudo

    ResponderExcluir
  23. Qual a definição de química trazida nesse texto?

    ResponderExcluir